A real sobre a Hipnose

São muitos os mitos em torno da hipnose, confundindo-a com misticismo e ocultismo. A real mesmo, resumida e em termos simples é essa aqui:


1. A hipnose é comprovada cientificamente.

Não só é comprovada como existem várias pesquisas na área médica envolvendo a hipnose, mas não é mágica. O paciente durante uma sessão de hipnose entra em estado de transe que é mais comum do que você pode imaginar. Todos entramos e saímos do estado de transe durante o dia, principalmente na infância.


2. Simplificando, o transe hipnótico é um estado de superconsciência.

Ele está relacionado a atenção, foco, a um estado de consciência que lhe permite acessar determinadas memórias e aceitar comandos pré-combinados com o hipnólogo. É dessa forma que problemas físicos e mentais são tratados usando as ferramentas que a própria mente do paciente possui.


3. Superconsciência, ou seja, você fica acordado o tempo todo.

Regra básica da hipnose: "o paciente não pode dormir". Você precisa ficar consciente durante todo o processo e o hipnólogo vai analisar os sinais do seu corpo para saber se você está em estado de transe.


4. Falando nisso, os sinais de que você entrou em transe são mais físicos do que mentais.

Durante uma sessão de hipnose as pessoas tendem a esperar alguma sensação mental diferente quando na realidade é seu corpo que mais fala. Olhos em estado REM, sudorese nas mãos, coração acelerado, respiração alterada, entre outros, são sinais de que você está em transe hipnótico.


5. Você pode estar se perguntando o porquê dos sinais no corpo e a resposta é simples.

O estado de superconsciência não é nada que você não conheça, entretanto seu corpo não está acostumado a se manter nesse estado por muito tempo (desde que você deixou de ser criança), logo, é normal que ele responda de alguma forma, mas nada preocupante ou realmente incômodo.


6. Crianças se mantém em estado hipnótico por longos períodos.

Por estarem em desenvolvimento constante a mente delas é como uma "esponja", elas são capazes de focar facilmente e por isso aprendem um novo idioma por exemplo, com muito mais facilidade do que um adulto. Esse feito é em parte graças aos longos estados de transe hipnótico que se mantém até os 6, 7 anos em média.

Um exemplo simples de como funcionam as sugestões hipnóticas com os pequenos é quando uma criança está brincando em um parquinho, cai e rala o joelho, então a mãe dá um beijo no machucado dizendo: "pronto, sarou, meu beijo fez a dor passar", e a criança volta correndo para o parquinho sem a dor.


Estado de transe + sugestão interessante da mãe = ativação do sistema natural de analgesia do cérebro.

7. Entende porque não faz sentido os boatos de que você pode contar um segredo, ficar preso no transe ou coisas desse tipo?

Estar em transe hipnótico não significa perder o controle, você fica consciente e não vai fazer nada que não queira.

Quando a gente vê na televisão coisas engraçadas como pessoas hipnotizadas comendo cebola como se fosse maçã, por exemplo, tendemos a pensar que elas estão suscetíveis a qualquer coisa, sendo que na realidade elas estão conscientes.

E sim, elas realmente estão comendo a cebola e sentindo o gosto da maçã, mas isso só acontece porque:

* Durante o transe elas aceitaram a sugestão dada pelo hipnólogo: "agora você vai morder a cebola e sentir gosto de maçã";

* Para elas a cebola não representa um perigo, então elas aceitaram essa sugestão por livre e espontânea vontade;

* Na memória delas existe um registro de como é o sabor de maçã, este registro é acessado facilmente devido ao estado de superconsciência e tcharãããããããã: cebola com gosto de maçã!


Tudo aquilo que você considerar perigoso de alguma forma, comprometedor ou muito vergonhoso te tira do transe.


Da mesma forma que você é capaz de aceitar uma sugestão como comer cebola e sentir gosto de maçã, você pode aceitar uma sugestão que facilite o abandono de algum vício como o tabagismo.


Shows e brincadeiras à parte, a hipnose é uma aliada muito útil na terapia.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Spotify Social Icon