Terapias Holísticas e Suas Contra-Indicações

"A diferença entre o remédio e o veneno é a dose".


Basicamente em todas as áreas da saúde existe algum tratamento com alguma contra-indicação. Até mesmo aquele chazinho natural de ervas que você tanto adora pode ser prejudicial caso tomado em grandes quantidades.

Irei listar aqui as principais contra-indicações ou "poréns" de algumas técnicas holísticas.


Reiki:

Não se deve aplicar ou enviar Reiki: para pessoas que estejam passando por um processo cirúrgico, pois elas podem acordar da anestesia, devido ao efeito de limpeza no organismo; pessoas com fraturas que ainda não visitaram um ortopedista, pois o poder reparador do Reiki pode fazer com que o osso seja regenerado na posição errada. Considero importante frisar que não existe Reiki forte e Reiki fraco, o Reikiano é um canal para que a energia apolar e inteligente no universo chegue ao paciente.


Barras de Access, Thetahealing e Terapia Quântica:

A técnica Barra de Access é mais uma das técnicas holísticas que não tem absolutamente nenhuma contra-indicação, crianças pequenas, idosos, gestantes, pessoas com doenças autoimunes e degenerativas podem se beneficiar desta técnica.


Florais de Bach:

Não existem contra-indicações de Florais de Bach e os mesmos podem ser usados desde os primeiros meses de vida até os últimos dias, entretanto caso uma fórmula seja criada por uma pessoa sem conhecimento na área, pode acontecer de não fazer efeito.


Lembre-se, terapeuta: Reiki não é passe, terapeuta não é curandeiro, espiritualidade não é espiritismo, todas as técnicas mencionadas acima tem algum embasamento científico e o seu paciente precisa saber disso.

Acupuntura:

A contra-indicação principal na acupuntura é evitar o ponto do útero em gestantes, entretanto este assunto gera controvérsias e alguns defendem que no final da gestação, quando necessário, este ponto pode ser usado para acelerar o parto normal.


Todas as técnicas:

A contra-indicação universal é não forçar o tratamento jamais, não se trata aquele que não deseja ser tratado.

Além disso alguns fatores podem afetar os resultados, como: a expectativa do paciente/cliente pode prejudicar o tratamento e ampliar a sua ansiedade na espera por resultados rápidos; a mistura de conceitos religiosos com técnicas energéticas deve ser evitada, principalmente ao lidar com pessoas muito autoimpressionáveis.

Lembre-se, terapeuta: Reiki não é passe, terapeuta não é curandeiro, espiritualidade não é espiritismo, todas as técnicas mencionadas acima tem algum embasamento científico e o seu paciente precisa saber disso. Não é porque você é espiritualizado, recita mantras, tem imagens no seu consultório, como de Buddha ou Shiva que o seu trabalho é menos sério ou baseado em crendices.


Podemos afirmar que são poucas as contra-indicações e poréns das Terapias Holísticas, pelo contrário, elas são a chave para uma vida plena.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Spotify Social Icon