Precisamos falar sobre o papel do terapeuta holístico

Atualizado: Jan 16

Holístico,
adjetivo
relativo a holismo; que busca um entendimento integral dos fenômenos; holista. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".

Embora a terapia holística se apresente atualmente como "tendência" boa parte das técnicas utilizadas pelo terapeuta holístico são centenárias senão milenares. São técnicas novas no Brasil, misturando-se com misticismo e crendices, enquanto em vários outros países sejam parte da medicina tradicional.


Vamos desmistificar o papel do terapeuta holístico.


O que o terapeuta holístico faz:


1- O terapeuta holístico trata seus clientes/pacientes levando em consideração seu corpo físico, mental, emocional e energético, sendo este último geralmente ignorado na medicina tradicional brasileira enquanto é base da medicina tradicional chinesa;


2- Tem como foco saúde e não doença, portanto tende mais a atuar na prevenção e formas de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida do que suprimindo sintomas;


3- Potencializa tratamentos que já estejam sendo realizados com médicos, psicólogos, psiquiatras, etc;


4- Orienta (orientar é diferente de receitar) fórmulas de florais, ervas, sementes, aromas e outros produtos desse tipo;


5- Seu maior comprometimento é com o equilíbrio e a evolução daqueles que atende, logo, quando o paciente não apresenta mais determinado sintoma não significa que o tratamento terminou;


6- Diagnóstico de saúde energética através de técnicas da medicina tradicional chinesa, radiestesia e afins;


7- Incentiva o paciente/cliente a buscar a positividade, a paz mental e a gratidão através de técnicas como a meditação.


O que o terapeuta holístico não faz (considerando que seja um profissional da área que não cursou medicina e afins):


1- Diagnóstico físico ou psicológico;


2- Desmame de medicamentos sem acompanhamento médico;


3- Substituição do psiquiatra em casos de depressão de média a profunda, distúrbios e transtornos mentais;


4- Promessa de cura de doenças em geral, principalmente as autoimunes ou consideradas incuráveis pela medicina tradicional brasileira;


5- Dizer para o paciente/cliente que a "culpa" da doença dele é seu estado mental negativo;


6- Mistura de terapia com religião.

Quando adentramos no tema e passamos a participar de congressos, cursos e workshops, conhecemos casos fantásticos de cura e evolução de quadros que pareciam sem saída para a medicina tradicional, entretanto jamais podemos levar esses casos como padrão.

Presenciamos pacientes que se curaram de um câncer agressivo com enema de café, desintoxicação geral e mudança de dieta, nem por isso podemos dizer ao paciente que faz Reiki toda semana enquanto enfrenta a mesma doença que "ele irá se curar" seguindo a mesma receita.

O que podemos fazer é uma anotação com diversas orientações e pedir que ele pergunte ao seu médico se alguma delas pode ser contra-indicada antes de segui-las.


Jamais ao recebermos um paciente com transtorno bipolar, borderline ou ainda esquizofrenia, podemos seguir com o atendimento sem orientá-lo a consultar um psiquiatra, e se em um caso desses o psiquiatra disser que a medicação é obrigatória, não cabe ao terapeuta holístico debater.


Em acompanhamento com psiquiatra, psicólogo e terapeuta holístico, pacientes diagnosticados com algum tipo de transtorno podem alcançar maior qualidade de vida, e sim, conseguir diminuir a dose do remédio, sempre segundo orientação do psiquiatra.


Infelizmente ainda não há regulamentação da terapia holística no Brasil, o que pode atrair profissionais "charlatões" com promessas injustas e infundadas de cura, mas a boa notícia é que estão surgindo os primeiros cursos de terapia integrativa aprovados pelo MEC, e você pode sim pedir ao seu terapeuta o código de inscrição dele em algum sindicato ou associação que o identifique. Além disso, siga as indicações de pessoas que você confia.


Por fim, o papel do terapeuta holístico é esse: atuar na saúde, independente da doença.




  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Spotify Social Icon